quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Miguel Rossetto lança blog para debater Porto Alegre


Miguel Rossetto lançou, nesta quinta-feira (1º de novembro), um blog (http://miguelrossetto.blogspot.com) para debater problemas de Porto Alegre e propostas de soluções para a cidade. Além disso, o blog também será um espaço de debate político e cultural, de sugestões de leituras e de notícias sobre um tema muito caro à população da cidade: o Fórum Social Mundial. Rossetto apresenta, assim, a idéia desse espaço de debates:

Este espaço que inauguro hoje pretende debater problemas e, principalmente, soluções para a nossa cidade. Como morador de Porto Alegre, há 25 anos (moro na Lomba do Pinheiro), sei bem que enfrentamos uma série de problemas de difícil solução. Alguns deles são dramáticos, como o aumento do tráfico de drogas que arrasta vidas preciosas para um caminho sem volta. Ou como a falta de perspectivas para uma parte importante da nossa juventude, um problema que diz respeito ao futuro de todos nós. Ou ainda como a piora de serviços públicos fundamentais para a qualidade de vida do nosso povo, especialmente nas áreas da saúde, segurança e educação. Temos problemas a resolver também na habitação, no transporte público, no acesso e na produção cultural e na defesa do meio ambiente, luta que se tornou inadiável em todo o planeta.


Sei bem que não basta denunciar. É preciso apresentar soluções para os problemas. Há uma série de experiências positivas, em muitas cidades brasileiras, que podem inspirar soluções. A maioria destas experiências é desconhecida da maioria da população. Pretendo apresentar algumas delas aqui e agradeço indicações de outras que não conheço. A imensa maioria delas tem um traço comum: envolvem a participação das comunidades na resolução dos problemas. Aprendemos a força e valor desta prática nos 16 anos que administramos Porto Alegre. Foi escutando a população que passamos a inverter prioridades e construir políticas que tornaram a nossa cidade conhecida em todo o mundo, através do Fórum Social Mundial. Não há fórmulas mágicas para resolver os problemas do dia para a noite. Mas já aprendemos que o único caminho que não devemos seguir é o da política fechada em gabinetes, sem transparência e participação. Ofereço esse espaço como uma contribuição para esse debate.


Blog do Rossetto: http://www.miguelrossetto.blogspot.com

Nenhum comentário: