quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Manifesto da Juventude em apoio a Marcelo Danéris para Presidente Municipal do PT

Juventude na Peleia para Mudar o PT
Marcelo Danéris Presidente


Somos jovens e temos muito orgulho de ser PT. Muitos de nós nem ao menos éramos nascidos quando o nosso partido foi fundado. Mas a luta por justiça social, a democracia, o socialismo, a rebeldia e a forma diferente de fazer política nos fez ser petistas.
O PT é como nós, jovens de todos os movimentos e segmentos culturais que se forjaram na luta. Somos estudantes universitários e do ensino médio, que lutam dia-a-dia por uma educação de qualidade, inclusiva e que garanta um futuro melhor pra nossa geração. Somos jovens trabalhadores, que suamos o dia todo pra levar "uns troco" pra casa e não morrer de míngua e falta de amor. Jovens artistas, que fazem das ruas o seu portifólio. Jovens da periferia, que fazem "uns corre" atrás de trampo, estudo e querendo mostrar a cultura e o som da juventude brasileira que não aparece na telinha. Somos jovens negros lutando contra o racismo e afirmando nossa identidade étnica. Somos jovens mulheres, que lutam contra a violência sexista e o machismo. Enfim, somos jovens que acreditam que as justificativas para estar na luta, e que forjaram a formação do PT, continuam vivos, pois a única luta que se perde é a que se desiste.
Nós, que assinamos este manifesto, fazemos parte destas juventudes. E queremos o nosso Partido dos Trabalhadores forte, organizado, de esquerda e socialista. Queremos um partido que aprofunde a sua relação com os movimentos sociais que o constituíram. E isso passa por um diálogo democrático com a juventude. O Processo de Eleições Diretas, marcado para o dia 2 de dezembro é uma boa oportunidade de botar na roda estas discussões.
Nós, militantes destes segmentos da juventude, temos que eleger companheiros que representem o diálogo com estas juventudes. Apoiamos José Eduardo Cardoso para a presidencia nacional do partido, por que o PT não póde se acomodar a lógica e nem virar um partido com mero interesse de ganhar a eleição e chegar ao poder. È preciso dizer para que veio e transformar a vida das pessoas. A revolução democrática em nosso país passa pelo Governo Lula. Mas para isso é preciso um PT organizado e que discuta os rumos do seu Governo nas instâncias. Aqui no estado o companheiro Olívio Dutra é o nome apoiado por nós. Votar em Olívio significa valorizar o maior patrimônio do partido, que é a sua base militante. È justamente esta que deve voltar a ser valorizada para dar sentido a transformação.
Aqui, em Porto Alegre a representação destes diversos segmentos de juventude passa por eleger Marcelo Danéris presidente municipal do PT. Danéris já militou na setorial de juventude do PT e tem respeito e sensibilidade para dialogar com os jovens e conduzir o PT a retomada da Prefeitura da Capital. Com o companheiro Danéris, temos simbolizada a possibilidade de termos um partido que realmente se apresente como uma alternativa e busque construir os elementos para a superação de nossos atuais limites. Representa a militância que não se rendeu ao "fim das utopias" e não aderiu a lógica de que os fins justificam os meios. Sabemos das dificuldades de toda ordem que se colocam para fazer essa mudança acontecer, também não nos colocamos como os "donos da verdade", mas sim como aqueles que não se rendem e seguem na luta por acreditar em um projeto maior. Somos uma juventude que está na peléia para mudar o PT!

Nenhum comentário: