sexta-feira, 26 de outubro de 2007

MUDAR O PT. GANHAR PORTO ALEGRE.


O PT FICA MELHOR QUANDO ESTAMOS JUNTOS

MARCELO DANÉRIS - PRESIDENTE MUNICIPAL - 590
OLÍVIO DUTRA – PRESIDENTE ESTADUAL - 390
JOSÉ EDUARDO CARDOZO – PRESIDENTE NACIONAL - 140

GANHAR PORTO ALEGRE

Quando andamos por Porto Alegre,

Vemos na capital as marcas do abandono de um governo ausente e de um prefeito sem carinho pela cidade e sem gosto para governar;
Ouvimos o silêncio inquietante do Araújo Vianna abandonado e agora privatizado;
Percebemos que o desrespeito ao protagonismo daqueles que um dia fizeram da participação popular e da democracia direta, através do Orçamento Participativo, o instrumento da mudança e da inclusão social.
Sentimos a dor de quem espera e depende do atendimento da saúde, sofre com sua crise e encontra postos fechados, sucateados e superlotados. Procuram em vão o Hospital da Restinga;
Notamos o medo nos olhos de quem caminha pelas ruas sujas e escuras;
Vemos o olhar sem horizonte daqueles que perderam parte da esperança de um dia sair das ruas e conquistar uma vida digna;
Constatamos estarrecidos o apoio de Fogaça ao tarifaço do governo Yeda. Sua omissão e silêncio ao desmonte da educação, com a “enturmação” que prejudica nossa juventude, a falta de segurança, ao abandono das obras da Baltazar, ao não repasse de recursos do Estado para a saúde de Porto Alegre, a venda do Banrisul. Mas claro! É o mesmo prefeito que já mostrou que não tem projeto, não tem partido e não tem palavra.

Mas...
Quando andamos por Porto Alegre,

Também percebemos a indignação dos que viram que o governo Fogaça é a mudança que fez mal para Porto Alegre, sobretudo para os que mais precisam;
Sentimos a força cidadã e militante dos que estão dispostos a lutar para derrotar Fogaça e retomar conquistas;
Sabemos que ganhar Porto Alegre não é apenas um desejo de quem fez da cidade a capital de melhor qualidade de vida do país, da inclusão social e da democracia participativa, mas uma tarefa urgente dos que não se conformam com a exclusão social, o abandono da cidade, a venda do patrimônio e dos espaços públicos, o banquete de recursos publicitários e de consultorias para os poderosos de sempre, o corte dos investimentos e a falta de participação popular.
Sabemos que a generosa, solidária e vitoriosa experiência de 16 anos dos governos do PT e da Frente Popular será nosso ponto de partida e não de chegada.
Queremos a partir dessa experiência apontar um futuro diferente e melhor para nossa capital.
Vamos juntos reencantar a cidade, pintar de vermelha a nossa esperança, tirar as bandeiras e os sonhos do armário e ganhar Porto Alegre. Vamos caminhar juntos com Marcelo Danéris, Olívio Dutra, José Eduardo Cardozo e Miguel Rossetto.


O MELHOR DA NOSSA HISTÓRIA PARA MUDAR O PT
UM CONVITE À MILITÂNCIA

Sabemos que enfrentamos momentos dramáticos e difíceis na recente história do PT que, em muitos casos, afastou grande parte da nossa militância. Mas sabemos também que lutamos por utopias, mudanças e transformações “dentro e fora” do partido.
Queremos fazer de nossas críticas, conquistas e sonhos a força impulsionadora da renovação e da resignificação das nossas lutas históricas.
Convidamos todos os companheiros e companheiras para debatermos juntos, dentro do partido, caminhos e alternativas para enfrentar o próximo período e continuar construindo o PT como um partido de luta dos trabalhadores, dos excluídos e das minorias.
Não confundimos a parte com o todo. O todo é uma história bonita de militância, de resistência, de conquistas e vitórias, que nos orgulha e referencia.
Por isso precisamos da nossa força militante, inconformada e indignada, rebelde e ousada, generosa e alegre, em todos os momentos e espaços desta luta.
Recusamos a idéia de um PT municipalizado ou regionalizado, como fazem os partidos tradicionais de direita. O PT é um só, com história, militância, projeto de transformação socialista e democrática para o país, o estado e o município.
Nossa luta se faz em todos os níveis e dimensões. Por isso queremos eleger José Eduardo Cardozo, presidente nacional, e Olívio Dutra, presidente estadual, para afirmar um partido de esquerda e construtor das lutas sociais com ética na política.
Reconhecemos os avanços e conquistas do governo Lula, como o Bolsa Família, o ProUni, o Pró Jovem e os programas de geração de emprego e renda, mas não perdemos de vista nosso papel de esquerda socialista, democrática e republicana.
Queremos um partido que enfrente a direita golpista, a elite econômica e grande parte da mídia, que ataca o governo Lula, e que cerre fileiras na oposição aos governos Yeda e Fogaça e que se mostre comprometido com uma profunda transformação social.
Mudar o partido significa construirmos esta caminhada com a certeza de que o PT fica melhor quando estamos juntos.

PORQUE VOTAMOS DANÉRIS

Marcelo Danéris é o candidato que representa a renovação e a ousadia do PT e que tem a coragem, a qualidade e a capacidade política para estar à frente do partido e enfrentar os desafios do próximo período. Vereador, músico, estudante de história e militante social, conseguiu, com sua capacidade de transitar nas diversas instâncias partidárias, unificar as maiores tendências do PT em torno de sua candidatura. A candidatura é apoiada pela Esquerda Democrática, Democracia Socialista, Amplo e Democrático, Unidade Popular Socialista, Pólo de Esquerda, Rumo Socialista além de diversos companheiros e companheiras independentes.

Iniciou sua trajetória política militando no núcleo de base da região norte, foi membro do diretório e presidente da zonal 158. Participou do diretório e da executiva municipal e foi vice-presidente do PT Porto Alegre entre 2001 e 2003. Demonstrou sua capacidade política, habilidade de negociação e compromisso partidário quando foi líder do governo e da bancada do PT na Câmara Municipal, durante a gestão de João Verle (2002-2003). Neste período garantiu a eleição da primeira mulher presidenta da Câmara Municipal e articulou a aprovação de projetos fundamentais para o desenvolvimento de Porto Alegre, entre eles: o Programa Integrado Sócio Ambiental, o Programa Integrado Entrada da Cidade e o Projeto de Previdência Pública do município.
Por todos esses motivos, Danéris é o candidato para, junto com Olívio Dutra e José Eduardo Cardozo, mudar o PT e ganhar Porto Alegre.


PARA MUDAR O PT, QUEREMOS:

Ampliar os espaços de participação e os debates internos no partido; o PT deve voltar a ser um espaço de debate e elaboração política da esquerda da cidade;

Aprofundar os debates setoriais e qualificar o processo de formação política;

Reforçar e garantir o funcionamento efetivo das instâncias partidárias (zonais, setoriais, etc.);

Criar canais de comunicação permanentes e eficazes para retomar um diálogo franco e aberto com a militância e com toda a nossa base social.

Preparar o partido para as eleições 2008 realizando debates sobre a política de alianças e para construção do programa de governo para a prefeitura de Porto Alegre;

Buscar formas de reestruturação financeira do partido, de um modo transparente e com a participação de todos o filiados, implantando o Orçamento Participativo Interno;

Realizar um balanço crítico do governo Fogaça que prepare a nossa militância para dialogar com o povo de Porto Alegre.

APOIAMOS MARCELO DANÉRIS

Flávio Koutzii
Tarso Genro – Ministro da Fazenda
Guilherme Cassel – Ministro do Desenvolvimento Agrário
Henrique Fontana – Deputado Federal
Sereno Chaise - Presidente da CGTEE
Miguel Rossetto – Ex-Ministro do Desenvolvimento Agrário
Estilac Xavier – Ex-Deputado Estadual e Dirigente Estadual do PT RS
João Verle – Ex-Prefeito de Porto Alegre
Stela Farias – Deputada Estadual
Raul Pont – Deputado Estadual
Ronaldo Zulke – Deputado Estadual
Elvino Bohn Gass – Deputado Estadual
Daniel Bordignon – Deputado Estadual
Jorge Branco – Ex-Presidente da Metroplan
Maria Celeste – Vereadora e Presidenta da Câmara Municipal
Sofia Cavedon - Vereadora
Carlos Todeschini – Vereador
Mauro Pinheiro – Vereador
Mauri Cruz
Daniel Maia
Lauro Mangnago

Nenhum comentário: