domingo, 28 de outubro de 2007

Lideranças lotam PT municipal para apoiar Danéris e Mauro Pinheiro retira candidatura


Cerca de 150 lideranças políticas, sindicais e comunitárias lotaram a sede municipal do Partido dos Trabalhadores para o lançamento da candidatura de Marcelo Danéris à presidência municipal do PT sábado (27/10) pela manhã. Entre as presenças, o deputado federal Henrique Fontana, a deputada estadual Stela Farias, a vice-presidente da CUT, Rejane Oliveira, a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Juçara Dutra, além de representantes de diversas forças partidárias e militantes independentes.
"O PT fica melhor quando estamos juntos", foi o início da fala de Danéris, no sentido de que é preciso avaliar as crises pela qual passou o Partido, mas principalmente de que é imprescindível reencantar a militância. Também fez duras críticas ao Governo Fogaça. Essas idéias estão no manifesto apresentado por Danéris e seus apoiadores Mudar o PT. Ganhar Porto Alegre. Entre eles está o ministro da Justiça, Tarso Genro, os deputados estaduais Raul Pont, Elvino Bohn Gass e Daniel Bordignon e um dos líderes da Esquerda Democrática, Flávio Koutzii, além dos vereadores Sofia Cavedon, Carlos Todeschini e a presidenta da Câmara de Vereadores, Maria Celeste e o ex-prefeito João Verle.
O candidato à reeleição para a presidência estadual do PT, Olívio Dutra também esteve na atividade. "Uma árvore frondosa só resiste à intempérie quando tem raízes profundas", analisou Olívio quanto à crise enfrentada pelo Partido. O pré-candidato à prefeitura de Porto Alegre, Miguel Rossetto manifestou com entusiasmo seu apoio à Danéris. "Marcelo nos orgulha, nos honra e nos alegra."
O vereador Mauro Pinheiro, que representava as forças Rumo Socialista e Pólo de Esquerda, retirou sua candidatura à presidência municipal para apoiar Danéris. "Queremos a vitória de Marcelo no primeiro turno e Miguel Rossetto como nosso candidato à prefeitura de Porto Alegre", declarou Pinheiro. Também são apoiadores de Danéris, o candidato à presidência nacional do PT pelo movimento Mensagem ao Partido, José Eduardo Cardozo, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Gulherme Cassel e o deputado Ronaldo Zulke.
O primeiro turno das eleições diretas do PT será dia 2 de dezembro. Caso houver segundo turno, ele está marcado para o dia 16 de dezembro.
Debate
À tarde, Danéris e Rosseto participaram do primeiro debate regional entre os candidatos à presidência municipal, reunindo os militantes das zonais 113 e 159 na Associação São Judas Tadeu.
Por Cristiane Vianna Amaral
Fotos Cristhine Genro

Nenhum comentário: