terça-feira, 25 de setembro de 2007

Conheça a história do Auditório Araújo Vianna



O Auditório Araújo Vianna foi originalmente inaugurado em 1927 no local onde se encontra hoje a Assembléia Legislativa. A idéia do projeto foi baseada num auditório que exista na Alemanha, aberto e com concha acústica. O nome é uma homenagem ao compositor gaúcho Araújo Vianna (1871 – 1916) que produziu obras clássicas e transcendeu as fronteiras do estado com sua arte.
Desde sua inauguração o auditório se constituiu num espaço de extrema importância para a cidade pois localizava-se em área central e oportunizava o acesso de pessoas de todas as regiões e classes sociais nas apresentações musicais realizadas. Com o tempo houve a necessidade da construção de uma sede para a Assembléia Legislativa que fosse próxima das sedes do Executivo e Judiciário estadual. Sendo assim, o antigo auditório foi demolido e um novo espaço construído no Parque Farroupilha. A inauguração do novo auditório aconteceu em 1964 e em pouco tempo passou a ser palco de espetáculos de MPB e manifestações populares.
Em 1992 o auditório inaugurou o espaço Radamés Gnattali para espetáculos de câmara e sua ocupação se tornou mais efetiva abrigando os ensaios da Banda Municipal, de grupos musicais, teatrais e de dança.
Foi em 1996 que o auditório ganhou nova cobertura que permitiu espetáculos independentemente do clima e das intempéries.
Com o tombamento do Parque Farroupilha em 1997 como Patrimônio Histórico e Cultural do Município, o Araújo Vianna passa a ter sua preservação garantida.
Desde 2005 o auditório encontra-se fechado e aguarda reformas e investimentos municipais
.

Nenhum comentário: