quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Danéris participa de homenagem aos 25 anos da CUT


Fundada em São Paulo no dia 28 de agosto de 1983, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi homenageada pelo aniversário de 25 anos nesta quinta-feira (28) na Câmara Municipal de Porto Alegre. O vereador do Partido dos Trabalhadores Marcelo Danéris, participou do ato e ressaltou que a história da CUT se confunde com a história recente do país. “Não só na luta pelos diretos dos trabalhadores como na luta pela redemocratização”, afirmou.

Danéris lembrou que a central sindical também marcou história em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul quando um filiado seu, o sindicalista Olívio Dutra, foi eleito prefeito, em 1989 e, depois, governador, em 1998. “Mas principalmente pela eleição de Lula para presidência”, apontou.

A CUT representa 3,3 mil sindicatos e possui 22,5 milhões de trabalhadores filiados. Está presente na luta dos trabalhadores e nas lutas sociais mais expressivas do Brasil por democracia, justiça, reforma agrária e na defesa da educação e da saúde da população. O presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowski, disse que hoje o desafio da entidade é levar o sindicalismo aos pontos mais remotos do país.

“Alguns se perguntam se a luta sindical e o socialismo ainda são válidos. Eu digo que são válidos enquanto existir a miséria, a opressão imperialista sobre os países da América Latina e a exploração da classe trabalhadora”, salientou Danéris.

A cerimônia foi proposta pelo vereador petista Carlos Comassetto.

2 comentários:

Anônimo disse...

when will you go online?

Anônimo disse...

im here because of few cents for you. just dropping by.