Porto Alegre é a capital brasileira entre as 13 maiores do país onde o homicídio mais cresceu em 2007, diz matéria publicada hoje na Folha de São Paulo, citando dados das secretarias estaduais de segurança. Os homicídios cresceram 57,5% na cidade em 2007. A matéria de Gilmar Penteado aponta o sucateamento da segurança, o aumento do tráfico de drogas e da pobreza como as principais causas desse aumento. O número de mortes por agressão, acrescenta a reportagem, aumentou quase 60% em relação a 2006 e se tornou recorde da década na capital gaúcha. Em 2006, houve 430 homicídios na cidade, contra 273 em 2006 –um aumento de 57,5%, segundo dados da própria Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. As estatísticas da Delegacia de Homicídios de Porto Alegre apresenta números ainda maiores: 525 homicídios (em 2007) contra 337 (em 2006).
A matéria afirma ainda: “O número recorde em Porto Alegre ocorre no momento em que o Estado vive uma crise financeira, com fortes cortes em investimentos. Cerca de metade dos homicídios no Estado ocorrem na capital. O sucateamento do sistema de segurança, o acirramento da rivalidade entre as polícias Civil e Militar, o aumento do tráfico de drogas e de bolsões de pobreza são apontados como as principais causas para a estatística desfavorável”.
Os dois primeiros itens, não custa lembrar, foram listados como “fatos determinantes” no pedido de instalação da CPI da Segurança Pública, durante o governo Olívio Dutra.
O titular da Delegacia de Homicídios de Porto Alegre, Juliano Ferreira, disse à Folha que há uma guerra entre os traficantes em Porto Alegre, mas que essa não é a única causa do aumento do número de homicídios. “Existe um abandono dos serviços públicos na periferia”.
Fonte: Blog RS Urgente
Nenhum comentário:
Postar um comentário